quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O que é o fim do ano?

Retrospectiva de 2014?!
Muitas emoções!? 
Muitos altos e baixos?!
 
 
Estava eu aproveitando meu querido recesso, com minhas psicoses de tanto pensar, quando, depois de uma overdose de filmes de Natal na TV a cabo (Milagre na Rua 34, Um herói de brinquedo, Esqueceram de mim, Em busca da estrela de Natal, O nascimento de Jesus, Simplesmente Amor, Surpresas do Amor, dentre outros), pude perceber o verdadeiro sentido do fim de ano.
Claro que é um período formidável, pois podemos nos presentear com coisas materiais, já que a maioria de nós recebe um dinheirinho a mais, sempre no fim de ano.
 
E com o tempo mais livre podemos aproveitar esse tempo do lado de pessoas que amamos e isso vale tanto a pena, que perdemos mais tempo nos aprontando do que na festa.
 
Com certeza as perdas foram inestimáveis e nos fizeram refletir a tamanha falta que nossos entes queridos fazem, ao ponto de torná-los estrelas em nossas memórias.
 
Além de valer muito a pena descrever o ano que passou com observações de aprendizados, devido às pedras no caminho, ou pior, devido a pessoas que confiávamos terem se afastado, o que é de fato algo que nos ensina a melhorar no ano que se aproxima.
 
E não podemos esquecer as vitórias, as alegrias que foram vividas no ano de 2014. Nossa! E foram tantas que fica difícil descrevê-las. Mas cada um de nós tem o poder de guarda-las em seus corações.
 
Mas, realmente, qual o sentido do FIM do ano? O que é o FIM? Estudos afirmam que a maioria das pessoas repensa tudo que fizeram ou não fizeram no FIM do ano, e os pondera em suas balanças mentais para buscar viver melhor o ano que se aproxima. Na verdade, isso se chama MUDANÇAS. E pelo medo das mudanças elas buscam algo para amenizar seus efeitos, daí as memórias, as retrospectivas...
 
Mas, o real sentido do FIM do ano, é o COMEÇO! É descobrirmos que poderíamos viver assim o ano todo! Não apenas de festas e presentes, mas de encontros, momentos com as pessoas que amamos, reflexões periódicas, lembranças dos que nos deixaram, aprendizados diários, vitórias cotidianas...
 
Passamos o ano todo esperando o FIM para termos um recomeço. Então que tal vivermos sempre o FIM para vivermos sempre como recomeços e não recomeços por causa do FIM? Um pouco complicado né... rsrsrsrsrs
 
E para os que temem o FIM, observem os seus... Em cada FIM de ano, as pessoas dão seus melhores momentos e sorrisos... No FIM de tudo as pessoas se despedem com vontade de permanecerem. De fato aprendemos muito mais no FIM das coisas do que no COMEÇO.      
 
Então que tal um começo neste fim de ano e não o contrário? Os ciclos de nossas vidas não são feito de calendários, mas de momentos... Vida cada FIM como se já fosse o COMEÇO; cada ANIVERSÁRIO, como o NATAL em família; cada EXPERIÊNCIA RUIM como um APRENDIZADO; e cada FELICIDADE como o PRINCÍPIO de algo melhor. Assim, na verdade, o sentido do Fim do ano, será viver o FIM como se fosse o ANO TODO!
 
FELIZ FIM-COMEÇO DE 2015!
 
Marisa Ribeiro Moura de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário