quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Ano de 2015: ano de Superação!

E assim chegamos ao final de mais um ano...
O tempo realmente é absurdo. Passa devagar quando queremos que corra e, passa num piscar de olhos quando gostaríamos que parasse.
Este ano considero o ano que me superei. E digo me superei pois luto comigo mesma todo o tempo. Existem pessoas que lutam com outras, eu sou diferente, pois busco minha mudança, minha superação pessoal. E não estou falando de dinheiro ou bens materiais. Estou falando de conquistas pessoais!
A cada dia tento entender porque temos problemas, porque nos sentimos sós, porque o mundo parece tão errado, porque as pessoas são tão diferentes uma das outras, porque não cuidamos do todo, mas apenas de uma determinada parcela do mundo (e muitas mais que nascem a cada amanhecer)?
São tantos questionamentos que talvez uma vida só não trará tantas respostas. Mas, no ano de 2015, isto é, bem no início dele, tive que aprender a ser forte, pois comecei o ano doente (Quem conviveu comigo sabe!). E isto mexeu comigo fisicamente e psicologicamente. A cabeça da gente é osso! Cria e integra coisas que deveríamos esquecer... Mas, isso se chama VIDA! Então tive que aprender a viver...
Foram meses de superação com alimentação, remédios, reflexões, medo do novo, medo do velho, novos desafios de força, novas pessoas, diversas decepções (também com pessoas), novas conquistas, novos desastres, novos questionamentos... E sempre colocando Deus no comando, pois sem Ele, nunca teria chegado onde estou!
Um por um fui superando, no meio termo chorando (mas quem não chora). Mas a cada passo dado, a cada leitura da vida refeita, uma imensidão de bem-estar crescia dentro de mim. E fui descobrindo que a pressão no peito não era normal, e que ser feliz não era ilusório. Fui aprendendo a me desapegar (e quanto desapego), fui fazendo grudeterapia com quem amo (marido em primeiro nessa lista), fui me libertando de certos paradigmas que a sociedade nos impõe e nos ensina que é o certo (Oi? Certo? Tá louco!). Perdi mais o medo de ficar sozinha em certos lugares. Viajei bem mais do que nos anos anteriores. Fui me alimentando melhor, sem medo, sem receio. Praticando exercícios diários, físicos e espirituais. Fui acreditando que tudo na vida passa e fica. Passa os medos e fica a coragem.
Até que chegou dezembro, e com ele veio uma última consulta, na qual o médico perguntou: toma quais remédios diariamente? E de repente, me toquei: NENHUM? Isto mesmo: NENHUM! Nenhumzinho! Minha Nossa Senhora! Irmã Joaquina! Sagrada Família! NENHUM! E tomo: tomo Deus, felicidade, sorrisos, amizades, motivação, leituras de vida!
Saí daquela sala leve, com o espírito renovado. Comecei o ano triste, achando que ia ser difícil (e foi), mas o tempo, ah seu TEMPO, você foi sensacional. Soube dividir os momentos e me fazer crescer, me SUPERAR! E o ano que começou pesado para mim está terminando leve, e que esta leveza perdure.
Hoje gostaria de avisar a todos: a cura depende do seu ponto de vista! A certeza vem com os medos. A coragem aparece de onde menos esperamos. E somos fortes! VOCÊ é forte! Deus nos fez mais capazes do que imaginamos. E descobri isso! Todos nós temos a capacidade de conseguir o que queremos, basta ACREDITAR: CRER e EDITAR na sua vida!
E hoje, último dia do ano, só tenho a agradecer a Deus por mais um ano! Pelo meu amor, meu marido, que tanto me compreende e me faz a pessoa mais feliz do mundo. Pela família e amigos que, mesmo distantes ficaram próximos. Pelo meu trabalho, pela minha ansiedade, pelos meus alunos, pelas pessoas com quem trabalho, pelas viagens, pelos animais de estimação, pela natureza, pelas pessoas e suas consciências, enfim, pelo dom da VIDA! 
E que o ano de 2016 seja tão bom, mesmo com os obstáculos, quanto foi o ano de 2015! 
E que ele se torne o ano da solidariedade entre os povos! 
Obrigada Senhor! 
Cuide de nós! 
Amém!

Reflexões do mês...

Oi diário,

Como sempre, todo mês tem as mensagens de superação, e este mês não poderia ficar de fora! 

Então...



terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Árvore da família...

Oi diário,

Este ano eu e a Myrnea fizemos uma árvore para representar nossa família, e o mais especial disso tudo, é que esta árvore já está rendendo frutos, pois parte da família que estava distante, está em um dos grupos que fazemos parte no whattsapp, o da família RIBEIRO.

Espero que este seja o primeiro de tantos frutos que essa família linda gera em seu meio! E que a união prevaleça!


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Praia na chuva!

Oi diário,

E depois da bagunça do domingo, vamos a praia na segunda, com chuva! A coragem de sair nesse frio! rsrsrsrs

Mas você sabe o quanto esses jovens são supimpas né! E todos acordamos cedo e aproveitamos ao máximo mais esse momento!

Nessas novas aventuras temos a companhia da Amanda, minha prima que, de tanto ver as sobrinhas chamando de tia, chama também, mas que é uma menina adorável e mito querida.

As minhas sobrinhas nem se fala! Cresceram e trouxeram pra gente dois presentes, os namorados, tão queridos quanto!

As vizinhas junto com o Charles e, a Isabelly do LGMA fecham com chave de ouro esse grupo tão querido!

Obrigada Senhor! Só tenho o que agradecer por colocar pessoas especiais em nossas vidas!


Praia na chuva!


Hora do almoço...


Pentelhando a Camilla dormindo... rsrsrsrs






domingo, 27 de dezembro de 2015

E lá se vão 46 anos de casados...

Oi diário,

E ontem, meus exemplos de vida, meus amores, meus mestres, completaram 46 anos de casados! 

E casamento, como deve ser, requer Deus, oração, cuidado, atenção... 

Mesmo com as implicâncias do dia a dia (só quem tem muito tempo de casados entendem), o resultado de todo esse tempo foram cinco filhos muito bem criados e educados, casados com pessoas espetaculares; seis netos bem instruídos (além dos netos tortos) e dois bisnetos que são crianças abençoadas. 

E devemos tudo isso a Graça e Newton, ao Tim e Tinha... Obrigado por tudo pais. 

Agradeço a Deus pela família que Ele me deu, mas principalmente por ter me dado vocês como pais! 

Que venham os 50 anos!


Dia de praia!

Oi diário,

Sempre tento reunir a família quando vamos passear, mas é muito difícil, pois sempre tem um trabalhando, ou viajando, ou que não pode comparecer. Mas dessa vez, mesmo não estando todos, conseguimos levar pelo menos um de cada família, o que foi espetacular. 

E de quebra deu certo o papito ir e o Samuel também, aí você imagina tamanha felicidade né diário. Segue alguns registros abaixo desse momento tão especial!



sábado, 26 de dezembro de 2015

Dia de sítio no Maranguape!


Oi diário,

Para não perder o costume, depois do Natal é dia de sítio! E ir no sítio do Maranguape sempre é emocionante, pois amo aquele lugar, ele está em nossas lembranças, ele guarda uma leveza e uma saudade que nos renova quando chegamos lá. Espero que nunca mude...

E dessa vez foi melhor ainda, pois quase toda a família Abreu estava lá, brincando, se divertindo, do jeito que seu Capistrano gostava!

Que Deus cuide dessa família linda, e que o vô sempre esteja nos protegendo de longe. Amém!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Confraternizações natalinas: dias 23, 24 e 25 de dezembro!

Oi diário,

A  vida nos ensina que temos várias famílias. Não apenas as de sangue, mas as de coração. Depois que casei com o marido, conseguimos misturar nossas famílias e elas se tornaram uma só, como nós. No entanto, ganhei mais uma família, de vizinhas, que tanto fazem um bem ao coração!

Daí segue abaixo as três confraternizações desse ano que me marcaram fundo...


Dia de dança com os vizinhos!


Amigo doce dos vizinhos! Os sobrinhos participaram e fizeram a farra lá no apt.! rsrs


Natal em família com os Abreu's! Foi o primeiro dia 24 longe da minha família. Foi muito estranho, mas graças a Deus foi tudo bem, pois essa minha família Abreu preencheu os vazios que a vida manda...


Natal em família com os Ribeiro's: agora sim tudo ficou bem, pois ficar perto deles realmente é o melhor! Obrigada Senhor pelas famílias que o Senhor me deste! Cuida deles em 2016!

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

E a Giovanna nasceu...

Oi diário,

Depois de muita espera e, essa mocinha não querer nascer no mês de novembro, a Giovanna, filhinha da Glacianne com o Roberto nasceu, dia cinco de dezembro. Só publiquei aqui agora, depois que a minha maninha liberou as fotos na internet. Ainda não pude conhecê-la pessoalmente, mas com certeza este ano de 2016 vamos nos conhecer. Minha nova sobrinha torta!

Que Deus abençoe a família que se inicia!





domingo, 20 de dezembro de 2015

Confraternização LGMA e LGCO!

Oi diário,

Este ano  tive que escolher entre ir para a confraternização do laboratório atual e do LGCO. Como o marido está fazendo parte no LGMA fomos pra lá, mas fico feliz que o LGCO esteja bem, sempre com alunos e profissionais dedicados. Mas sabemos que a vida anda, e é através dessa caminhada que passamos a conviver com as pessoas do LGMA, que também são super especiais e empolgantes quando se trata de pesquisa.

Essa nova família do meu marido, porque o LGMA é na Geologia da UFC, onde ele faz o doutorado, vem proporcionando momentos de muita alegria, além de novas amizades.

Desejo tudo de melhor ao corpos que compõe ambos os laboratórios, que tanto nos ensinam nesta vida. Parabéns!



sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Confraternizações do IFRN...

Oi diário,

Todo ano finalizo a etapa antes das festas de ano novo com reflexão e dinâmicas na sala de aula. Este ano não foi diferente. E que bom que as turmas foram participativas e se divertiram junto comigo. 

Na turma do 2º Ano de Informática, que já me conhece a mais tempo, participei no amigo doce, que, a aluna Bruna, fez uma linda homenagem para mim, com pedrinhas, galhinhos e mensagem com belas palavras. Não sei como agradecer por tudo, mas fico feliz por ter feito parte dessa turma e ter conquistado espaço em seus corações... Vão deixar saudades!



Turma do 2º Ano de Informática Vespertino.


Homenagem da turma do 2º Ano de Informática Vespertino.


Turma do 1º Ano de Apicultura Matutino.


Turma do 1º Ano de Apicultura Vespertino.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Saudade...


Oi diário,

Essa semana fiquei longe do marido. Fui para o IFRN de carona com os demais professores. Tive que "me virar" sem a pessoa que sempre me apoia nos meus obstáculos de comunicação e/ou nos meus desafios. 

Não foi fácil ficar sozinha. Não gosto de ficar sozinha. Tenho muito medo do que possa acontecer estando sozinha. Nunca aconteceu nada, graças a Deus. Mas a ideia de não ter com quem conversar sobre o dia vivido, ou comer sozinha, não é tão boa. Acho que foi costume de ter família grande. Mas, eu fui e voltei inteirinha... rsrsrsrs

Claro que as noites foram intermináveis, pois ficava sozinha em casa. Durante o dia foi menos agoniante, pois estava trabalhando no IFRN. Mas o pior de tudo foi ficar longe do marido. E não é questão de dependência, mas questão de amor.

E quando a semana terminou e eu o encontrei novamente foi o melhor de tudo! Claro que a gente conversou todos esses dias, mas a distância afeta a gente. Enfim, que bom que o tempo passa, pois a palavra de ordem dessa semana foi saudade...

sábado, 12 de dezembro de 2015

Ballet...

Oi diário,

Hoje foi dia de se embelezar com a suavidade e a solidariedade dos outros. O ballet mostrado pelas meninas pode não ter sido perfeito, mas com certeza foi espetacular, pois em pouco tempo de ensaio, arrebentaram no palco. E, sabendo da importância do evento, que era beneficente, tudo foi encantador.

O ballet na realidade é o da Ana Cláudia, que todo ano a gente assiste e v~e o crescimento dela a cada passo da dança. E dessa vez ela estava linda, firme, forte e leve. Transpareceu mais segurança do que antes. E fico muito feliz por seu desenvolvimento ao longo desses anos, pois está se tornando cada vez linda!

Parabéns a Ana Claudia! Parabéns a equipe!


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Chá de fralda!


Oi diário,

Tem uma mocinha linda que está para nascer chamada Amélie, que tem uma mãe linda e que está super ansiosa para conhecê-la. A Raíssa aproveitou o fim de ano e fez um chá de fraldas no IFRN com direito a bolo tamanho família!

Que Deus abençoe a nova família de três que se inicia...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Borboletas no estômago...

Oi diário,

O IFRN está numa fase bem reflexiva, os alunos estão bem empolgados e esta é mais uma frase do IFRN: Por onde anda o seu frio na barriga?

domingo, 6 de dezembro de 2015

Reunião de preparação para o carnaval!

Oi diário,

Hoje foi um dia especial, pois a família se reúne para organizar o Natal, sempre perto do aniversário da tia Lidu, e acaba cantando os parabéns do Marcelo, do tio Miguel e da Anna Lys.

Confesso que sempre sinto falta de toda a família realmente junta, como daquelas vezes de quando eu era pequena e via muita gente, todos os tios e primos juntos.

Mas sabemos que não podemos obrigar ninguém a se fazer presente, pois a vida sempre organiza coisas e fatos que afastam certas pessoas da gente.

Não concordo com a ideia que a vida afasta somente o que não precisamos, mas a vida a fasta as pessoas que mudam sua forma de pensar, fazendo com que sigam novos caminhos.

Enfim, espero que os que estão longe estejam bem e felizes e, os que estão perto, sintam-se motivados para um Natal diferente, com muito mais amor e união entre as pessoas!

Segue abaixo a foto dos novos casais da família!


sábado, 5 de dezembro de 2015

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Reflexão do IFRN

Oi diário,

Este mês um dos professores incentivaram os alunos do IFRN a fazer frases de reflexão sobre diversos assuntos. Muitas delas são bem interessantes. A que fiquei mais motivada a pensar foi a da foto abaixo: E SE VOCÊ ACORDASSE APENAS COM O QUE AGRADECEU ONTEM?

Quantas e quantas vezes nós só agradecemos a Deus o que temos, quando estamos passando por sufoco? E só rezamos quando estamos precisando! Adorei a ideia das frases, vou ver se encontro outra intrigante para colocar aqui...


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Mais um trio especial: 02,03 e 04 de cada mês...

E mais um mês se inicia e mais um ano está quase 

terminando. E agradeço a Deus por ter me enviado alguém 

com quem posso fazer de tudo. Tudo se tornar maravilhoso. 

Até um simples fazer nada! Te amo marido (4.6 / 2.4)!


Momentos da nossa última viagem juntos: o sol, a praia e o mar nos uniu...


E quando cheguei do trabalho a noite, tinha rosas e balão em formato de coração me esperando... Eu tenho um marido romântico! AMEIIIIIIII!


Lembranças do facebook...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Alunos do IFRN me matando de orgulho!


Um grupo de alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN participou da da segunda edição da Feira Ambiental de Pau dos Ferros.

Com o temário: "Sustentabilidade: papel para a nossa cidadania", o evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da prefeitura do município e aconteceu na última sexta e sábado, 26 e 27 de novembro.

Os alunos apresentaram  um projeto que surgiu a partir de trabalho feito em sala de aula, denominado “Um dia de educação ambiental”, sob orientação da Professora de Geografia do Campus, Drª Marisa Ribeiro.  Além debates em sala, foram realizadas aplicações de questionários à comunidade e atitudes como limpeza de ruas e praças, coleta seletiva no Campus Pau dos Ferros do IFRN, plantação de árvores, uso de reciclagem de diversos produtos (criação de brinquedos e objetos de casa), além de palestras em escolas e entrevistas na Prefeitura.

"Nosso objetivo era colocar em pratica tudo o que aprendemos em sala de aula, estendendo o conhecimento a partir de ações em comunidades.  As duas maquetes simbolizavam a importância das atividades humanas interagirem com o meio ambiente de forma sustentável, sendo uma sustentável e a outra mostrando a destruição do meio ambiente", relata a Professora Marisa. Durante a apresentação na Feira, os alunos foram acompanhados pelo Prof. de Geografia e Coordenador de Extensão do Campus, Ms. Luciano Dutra.

O EVENTO
A Feira Ambiental de Pau dos Ferros representa o encerramento das atividades ambientais realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente nas escolas durante todo este ano.  “Ela tem um objetivo muito importante na questão da reeducação das pessoas. Reeducar-se para reduzir, repensar”, relata a secretária de Meio Ambiente, Fátima Araújo.
Com informações do site da Prefeitura de Pau dos Ferros.

http://portal.ifrn.edu.br/campus/paudosferros/noticias/alunos-do-campus-apresentam-projeto-na-feira-ambiental-de-pau-dos-ferros

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Farra de pré-natal!

Oi diário,

Antes de ontem,  foi o dia de arrumar a BIG árvore da minha mãe. A família quase toda participou! E até o papito fez festa... Detalhe, o festejo maior foi a vitória do Ceará!


E devido a farra desse dia, ontem arrumamos a casa e passamos o dia arrumando nossa casa e organizamos os enfeites de Natal. Ainda não tínhamos presépio, mas agamos um lindinho e acabamos de completar a arrumação de toda a casa com esse belo lugar de Jesus em nosso meio.


E mesmo com a correria do dia, não poderia deixar de posta minha homenagem ao meu irmão mais querido, e não é porque ele é o único, mas, principalmente, por ele ser peça chave no crescimento do amor de nossa família. Parabéns Márcio! Que Deus lhe abençoe!






domingo, 29 de novembro de 2015

Pilates...

Oi diário,

Esse mês estou sentindo que, depois de mais de um ano no pilates me sinto mais forte fisicamente, consigo sentir que aguento mais quando o assunto é força física. A PRANCHA que só durava cinco segundos, passou para 40 segundo seguidos... Claro que ainda tenho muito para melhorar, mais já fico muito feliz com minha capacidade ter aumentado.


Nível HARD na prancha... Pense que dói muitooooooo. Mas vale a pena se esforçar e vê o retorno...


Ponte e beijo com o marido!

sábado, 28 de novembro de 2015

Dança do papito...

Oi diário,

Hoje meu papito ficou todo feliz, primeiro porque o Ceará não foi rebaixado e, segundo, porque arrumamos a árvore de natal da minha mãe, coisa que ela não estava tão interessada de uns anos para cá. Mas notei que este ano está sendo diferente, então coloquei a foto aqui. Meu papito colocou música e junto com os netos ficou fazendo trenzinho... Foi um momento muito lindo!


Reflexões de Novembro...

Oi diário,

Tenho notado que quanto mais chega perto do final do ano, mais eu me vejo lendo mensagem de apoio e de motivação para que a vida seja sempre uma eterna alegria, recheada de aprendizados e ensinamentos, por mais difícil que seja viver.

Segue abaixo algumas das mensagens que salvei e postei durante o mês, que me ensinaram a olhar com outros olhos certas coisas da vida...