sábado, 27 de março de 2010

Passando rápido como o céu azul no rinverno!

Olá a todos os observadores do céu azul,

Tá difícil neste período de chuva né... Mas como é bom quando as coisas mudam, o clima, o tempo, é uma loucura a dinâmica das coisas...

Como é bom o friozinho do inverno que dificulta a nossa saída da cama e, no contrário, acelera nossa corrida para casa, a fim de voltar para bendita cama... Estou tirando por mim querido diário! Se minha mãe pergunta, antes que eu me levante: "Você vai sair nesse frio?" Pronto, já foi, o dia já acabou, a PREGUIÇA corre solta! rsrsrsrsrsrs Quando dá a gente diz "de jeito nenhum" e vira para o outro lado. Mas, como somos adultos (apesar da criancice), temos que lembrar dos termos de compromissos que assinamos com palavras, ações e escritos todos os dias. Salve a comunicação!

Indo direto ao assunto: ALTO>>>>> Nunca vou cansar de dizer isso aqui: FAMÍLIA E AMIGOSSSSSSSS... Como é bom ter eles sempre ao seu lado, seja brincando, seja brigando... rsrs
Também tem o cinema, que é a minha válvula de escape do cotidiano. Muito bom... Obrigado aos amigos que nos fazem companhia nos cinemas (João) e aos que nos salvam (Raquel)! rsrsrsrs
BAIXO <<<<< Vamos aceitar o tempo de todos e viver em harmonia! Jovens vcs vão ser os idosos de amanhã; idosos vcs já foram jovens! Eu nem vou me atrever a escrever aqui a situaçao que passei... Saudações azuis!!!

Frase da semana... Filosofia azul!

"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez".

Vamos debater a respeito dessa maravilhosa frase... Eu estou tentando transformá-la em lema de vida, mas, como não consigo tirar a primeira pedra do caminho, tá difícil de seguir em frente com o lema...

sexta-feira, 19 de março de 2010

De onde eu cai??? Do céu azul! rsrsrsrs


Recebi um email que dizia para cada pessoa de onde ela veio, de qual árvore ela caiu! Eu gostei da minha árvore e estou postando para vocês verem...

Bjim :)

Sobre o olhar de São José neste dia azulado!

Uma homenagem ao protetor de nossas águas e de nossas vidas...

Oração à São José

Oh! glorioso São José, a quem foi dado o poder de tomar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Oh! Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José do Perpétuo Socorro rogai por nós que recorremos a vós.

E tome estudo, azul nebuloso...

Olá a todos os moradores da Terra Azul!!

Nossa já faz quase uma semana que não coloco nada aqui. Também, ainda tinha meus finais de semana para salvar a pátria, agora nem isso com o concurso da SEDUC. Mas como agora é o último final de semana, vai salvar tudo e posso escrever mais aqui, para futuramente poder saber o que fiz durante alguns dias de minha vida!

A única coisa que não deixo de ter tempo é para o cinema, o que me faz relaxar, o resto tá uma correria... Tantas disciplinas, leituras por fazer (porque tô deixando acumular), fora a vida pessoal (se é que ela ainda existe), etc, etc, etc.

Como estou passando rápido, já vou logo para os baixos: revolta contra as formas de comunicação das pessoas que trabalham com pessoas. Como é pobre de espírito uma pessoa que não se preocupa com o bem-estar das outras, e se especificarmos para os idosos então, vira o fim do mundo. Digo isso porque fui para o médico com minha mãe e, a única pessoa que a tratou como deveria foi o médico, o resto... Deixemos quieto. Tenho outra coisa para expressar revolta durante esses dias, os ônibus! Eu bem que queria continuar indo para a faculdade de ônibus, mas esperar e chegar está ficando em torno de 3 hs, uma falta de absusro, então tome mais gás carbônico na camada, porque diminuímos está média para mais da metade indo de carro! Haja providências em vários setores públicos da cidade! Posso me revoltar falando também do tratamento da gente com aquela simples frase: quem vê cara não vê coração??? Vamos mudar: quem vê trajes não vê bolso!!! Detesto me utilizar de status para conseguir as coisas, mas quando me sinto humilhada, não tem jeito. Depois das verdades ditas, haja bajulação... Não vou entar nos pormenores senão passo o dia aqui escrevendo! Não chegando ao fim, mas tratando de outro absurdo, a questão do Atentado ao pudô. Passei por uma na parada de ônibus... Tenho é nojo de contar... O caso é que, não temos mais nem segurança para ficarmos simplismente parados em locais públicos e altamente movimentados, de repente podemos assistir coisas ridículas, que passam a ser cômicas se contarmos aos outros, por serem de difícil verdade. Enfim, isto pode se resumir em algumas palavras: Cotidiano, costume, lástima, fim de mundo...............

Quanto aos pontos altos e, ainda bem que eles existem, posso falar dos da família, centro de tudo, alicerce da minha alma, não tenho o que pedir, só agradecer!!! E os amigos? Estes são de tirar o nosso fôlego pelos simples gestos de serem nossos amigo... Obrigado pela confiança que eles nos transmitem, pela alegria da presença mesmo na distância, pelas atitudes tomadas sem nosso devido consentimento, sendo isto sinal de conhecimento entre ambos, pelas horas de espera nas paradas de ônibus, pela ajuda em momentos de desconforto, (esta foi de me safar de segurar vela... rsrsrsrsrsrs), pelos sonhos compartilhados, por saber dos frutos esperados........ é MENINA.................., enfim, por tudo que vivemos nos momentos mais absurdos!!!
Altos, altos, altos: CINEMA, muito bom pessoas. Cito aqui o filme ILHA DO MEDO! Sensacional, se falar algo estraga! A paranóia é a ordem de tudo neste filme! Sem mais comentários... Saudações azuis!!!



sábado, 13 de março de 2010

Artigo que saiu no jornal!!!

Olá bloggeiros azuis...

Saiu um artigo meu no jornal O Povo, de 10/03/2010, na seção Opinião e resolvi postá-lo aqui!

A valorização do litoral do CE

Marisa Ribeiro Moura
10 Mar 2010 - 02h11min

As zonas litorâneas são ambientes que possuem uma intensa pressão populacional e apropriação dos seus recursos e elementos naturais. Tal pressão se expressa através da intensificação de atividades imobiliárias, do turismo, de atividades extrativistas e da navegação, que vem se traduzindo frequentemente em destruição da paisagem natural e, mais especificamente, das planícies litorâneas com suas praias, campo de dunas, manguezais, rios e lagoas costeiras, ocasionando a descaracterização ecológica destes, o desconforto climático e a poluição dos recursos hídricos.

Observando o contexto atual e a evolução histórica da ocupação da zona costeira cearense, verificamos que a especulação imobiliária vem sendo o fator mais impactante provocado pela valorização dos ambientes litorâneos, por meio dos múltiplos usos advindos dos fenômenos relacionados às novas atividades praianas, caracterizadas nas segundas residências, resorts, condomínios de luxo e nas infraestruturas para a geração do turismo de massa.

Podemos constatar a mercantilização do litoral cearense, através da similaridade existente nas novas formas de ocupação do mesmo com os espaços litorâneos europeus, estando estes em processo de destruição em certas cidades, como em Valencia e Huelva na Espanha; Espinho, Aveiro e ilha de Faro em Portugal, dentre outros.

O aumento destes empreendimentos na costa cearense acarreta na degradação da paisagem, pois a forma com que essas atividades se desenvolvem, muitas vezes não respeitando os limites de resistência do ambiente, se tornam responsáveis, sobretudo, pela sucessão de impactos negativos ocasionando sérios prejuízos de ordem natural, econômica e social, principiando assim um processo de degradação do meio ambiente a médio e curto prazo, onde poderemos constatar, em tempo futuro, uma área de tensão ambiental.

Devido às formas de uso impróprias do litoral, podemos refletir se estamos tendo o cuidado apropriado com a zona costeira, questionando-nos se esta forma de ocupação ocorre em razão da falta de esclarecimento sobre a dinâmica costeira, já que devemos sempre levar os agentes físicos em consideração ou, por causa da busca incessante de benesse perante tal paisagem? Devemos ressaltar, além disso, que estas novas formas de ocupação também acarretam na privação de áreas que deveriam ser de livre acesso, trânsito e uso do domínio público. Descobrir novas alternativas para a gestão da zona costeira é de suma importância, pois, buscar novas formas de produção do espaço que visem a um planejamento urbano participativo centrado na preservação do meio ambiente é uma tentativa de diagnosticar áreas que já estão em processo de degradação e proteger outras que ainda passarão por tal processo, propondo assim, a valorização não só do espaço litorâneo como mercadoria, mas também como um espaço de interação entre a biodiversidade, o lazer, a cultura, a história e do pensar e agir de um povo, isto é, de sua identidade.

Marisa Ribeiro Moura - Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade
Federal do Ceará (UFC)
marisageog@yahoo.com.br

segunda-feira, 8 de março de 2010

Voltar a bordo do barco azul...

Olá visitantes do planeta azul!

Quando resolvi escrever aqui, ajudada pela minha amiga Raquel, esperava sempre ter tempo para postar coisas, mas estou vendo que diariamente é difícil, melhor prometer postagens semanalmente... Bem, eu estou bem, apesar das cólicas, das aulas com assuntos profundos (estou bem animada), dos novos visitantes da minha vida. Visitantes sim, porque ainda não fazem parte completamente, estão passando a conviver...

A semana foi bem movimentada, desde cinema (duas vezes) até sorvete, mais aula da SEDUC no final de semana, novidades de casamento, novidades de mudanças de vida, sendo estas radicais, enfim, muita coisa que preenche o nosso cotidiano.

Aconteceram muitas coisas que nos fazem sentir que ainda há sentimento entre as pessoas. E vemos isto em gestos dos mais simples, como por exemplo, ajudar uma pessoa, sorrir para outra, ou simplesmente se sentir o máximo! kkkkkkkkkkkkkkkk E isso não é ser metido não, é estar bem com você mesmo e com o mundo! Hoje eu estava assim, me sentindo muito bem, apesar dos pesares que posso colocar nos baixos.

Baixo: CÓLICA!!!!! Como se consegue viver com isso? É triste, a gente fica sem noção das coisas, fora tendo que ir para aula, pegar ônibus e, ainda ter que sorrir porque ninguém tem culpa das suas dores... Mas ainda bem que passou! Ufa! Aí posso clocar aqui também a questão do Dia Internacional das Mulheres: de quê, porquê, pra quê????????? Levar em consideração os momentos de lutas de todas nós todos os dias é uma coisa, mas ver tudo se transformar em "massagens, flores, cursos de etiqueta, maquiagem..." aí já é demais! Espero que se mude a forma de pensar que no dia das mulheres seja de consciência e não de frescuras...


No mais, posso colocar aqui a dificuldade que é saber o que se quer da vida. Acontece coisas comigo que fico pensando: pulo ou não pulo, faço ou não falo, digo ou não digo... Muito difícil! Aí, passam-se horas, dias, semanas, e nada me acontece, me sinto forte novamente. Mas, ao ver o azul do horizonte ao longe, depois de do descanso, vejo que minha fuga foi em vão, e que o pulsar do coração me faz cair na fraqueza de sorrir, sonhar, amar...

Vai entender... kkkkkkkkkkkkkkkk Saudações azuis!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Correriaaaaaaaaaaaaa!

Olá estudantes do planeta azul!!!

Dizem que ser estudante é fácil, mas não é mesmo, e olha que faço doutorado nisso, literalmente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É uma correria ter que ler tantos textos, pegar tantos ônibus, escrever tantos artigos com idéias diferentes das já escritas, aceitar tudo o que lhe é mandado fazer... Aceitar sim, quer passar??? As coisas não mudaram muito com relação a educação, no sentido, você é o aluno... Pois bem, mas gosto de estudar, não sou das mais perfeitas alunas, mas me esforço, porisso estou demorando a postar aqui! Começaram as aulas e com elas todo o trabalho real da vida, quer ser alguém, estude! E eu já estava sentindo falta, de aprender coisas novas! Rumo ao pósssssssssssssss!!! (calma que ainda tá longe, mas eu chego lá!)
Quanto ao alto de hoje: CINEMAAAAAA!!!!! Com o meu amigo Tadeu! Filme: Idas e vindas no amor. Eu pensava que era mais romântico, mas o negócio é bem louco mesmo, com momentos chocantes, I like this!
O baixo: quando as pessoas não sabem diferenciar amizade de profissionalismo. Quando ajudamos os outros, não quer dizer que o faremos com o intuito de ser escravo poxa! E nem que tais pessoas nos passem para trás... E ainda se dizem amigos! Mas gosto muito de pensar aquela frase: O MUNDO DÁ VOLTAS! Aguarde e confie... Saudações azuis!

P.S. Postei um texto de Luis Fernando Veríssimo, um luxo para os corações doloridos e apaixonados! Aí Aí... rsrsrsrsrsrs

Para se roubar um coração...

Para se roubar um coração, é preciso que seja com muita habilidade, tem que ser vagarosamente, disfarçadamente, não se chega com ímpeto,
não se alcança o coração de alguém com pressa.
Tem que se aproximar com meias palavras, suavemente, apoderar-se dele aos poucos, com cuidado.
Não se pode deixar que percebam que ele será roubado, na verdade, teremos que furtá-lo, docemente.
Conquistar um coração de verdade dá trabalho,
requer paciência, é como se fosse tecer uma colcha de retalhos, aplicar uma renda em um vestido, tratar de um jardim, cuidar de uma criança.
É necessário que seja com destreza, com vontade, com encanto, carinho e sinceridade.
Para se conquistar um coração definitivamente
tem que ter garra e esperteza, mas não falo dessa esperteza que todos conhecem, falo da esperteza de sentimentos, daquela que existe guardada na alma em todos os momentos.
Quando se deseja realmente conquistar um coração, é preciso que antes já tenhamos conseguido conquistar o nosso, é preciso que ele já tenha sido explorado nos mínimos detalhes,
que já se tenha conseguido conhecer cada cantinho, entender cada espaço preenchido e aceitar cada espaço vago.
...e então, quando finalmente esse coração for conquistado, quando tivermos nos apoderado dele,
vai existir uma parte de alguém que seguirá conosco.
Uma metade de alguém que será guiada por nós
e o nosso coração passará a bater por conta desse outro coração.
Eles sofrerão altos e baixos sim, mas com certeza haverá instantes, milhares de instantes de alegria.
Baterá descompassado muitas vezes e sabe por que?
Faltará a metade dele que ainda não está junto de nós.
Até que um dia, cansado de estar dividido ao meio, esse coração chamará a sua outra parte e alguém por vontade própria, sem que precisemos roubá-la ou furtá-la nos entregará a metade que faltava.
... e é assim que se rouba um coração, fácil não?
Pois é, nós só precisaremos roubar uma metade,
a outra virá na nossa mão e ficará detectado um roubo então!
E é só por isso que encontramos tantas pessoas pela vida a fora que dizem que nunca mais conseguiram amar alguém... é simples...
é porque elas não possuem mais coração, eles foram roubados, arrancados do seu peito, e somente com um grande amor ela terá um novo coração, afinal de contas, corações são para serem divididos, e com certeza esse grande amor repartirá o dele com você.

Luís Fernando Veríssimo